Oyster Perpetual Rolex Deepsea e Oyster Perpetual Deepsea Challenge -
Relógios para mergulho em ambientes extremos
Os relógios da linha Deepsea demonstram a expertise única da Rolex em matéria de impermeabilidade e resistência à pressão subaquática. Além de serem relógios de mergulho profissionais e ultrarresistentes, o Oyster Perpetual Rolex Deepsea e o Deepsea Challenge simbolizam a longa história compartilhada entre a Rolex e os exploradores de águas profundas. O Rolex Deepsea, lançado em 2008, é impermeável até uma profundidade de 3.900 metros; o Deepsea Challenge, de 2022, chega a 11.000 metros.
Oyster Perpetual Rolex Deepsea
O Rolex Deepsea atende às expectativas mais elevadas dos mergulhadores profissionais em matéria de resistência à pressão submarina, precisão e confiabilidade, sem abrir mão dos códigos estéticos e das características fundamentais dos relógios Profissionais da coleção Oyster Perpetual.
Quando lançado, este relógio de mergulho para grandes profundidades inaugurou o sistema Ringlock – uma inédita arquitetura de caixa que lhe permite resistir à pressão predominante nessa profundidade extrema. Sua caixa Oyster com 44 mm é equipada com a válvula de hélio.
O Rolex Deepsea em aço Oystersteel vem com um mostrador preto intenso ou D-blue. Ele apresenta uma luneta giratória unidirecional com disco Cerachrom em cerâmica preta. Em 2024, a marca lançou uma modalidade em ouro amarelo 18 quilates com mostrador azul e um disco de luneta Cerachrom em cerâmica azul.
Oyster Perpetual Deepsea Challenge
O Deepsea Challenge reafirma a legitimidade da marca como pioneira no campo dos relógios para mergulho em grandes profundidades, bem como a sua maestria em matéria de impermeabilidade e de resistência à pressão submarina.
Este relógio de 50 mm é uma adaptação do Rolex Deepsea Challenge, o relógio experimental que acompanhou o cineasta e explorador James Cameron até a Fossa das Marianas em 2012, fixado na parte exterior de seu submersível.
Fabricado em titânio RLX, o Deepsea Challenge está disponível com mostrador preto intenso e é munido de uma luneta giratória unidirecional com disco Cerachrom em cerâmica preta.
Sistema Ringlock
O sistema patenteado Ringlock da Rolex equipa os relógios de mergulho da marca projetados para profundidades extremas: o Rolex Deepsea e o Deepsea Challenge. Como extensão das pesquisas sobre a hermeticidade do Oyster, esse sistema se constitui de uma arquitetura de caixa reforçada, que combina um vidro espesso de safira ligeiramente abaulado, um anel de compressão de alta resistência e um fundo em titânio RLX.
O anel de compressão é fabricado a partir de uma liga de aço e nitrogênio no Rolex Deepsea em aço Oystersteel e no Deepsea Challenge, e em cerâmica azul de alta tecnologia – uma novidade para esse componente – na modalidade em ouro amarelo 18 quilates do Rolex Deepsea.
Válvula de hélio
A caixa de ambos os modelos é equipada com a válvula de hélio, patenteada em 1967, que age como um dispositivo de segurança nos relógios de mergulho da marca projetados para as grandes profundidades. Ela permite o escape, durante as fases de descompressão em câmara hiperbárica – um processo inerente ao mergulho de saturação –, do excesso de pressão acumulado dentro da caixa, sem que a impermeabilidade desta seja comprometida.
Rigorosos controles de impermeabilidade
Em grandes profundidades, confiabilidade e segurança absoluta são essenciais. A impermeabilidade dos relógios Rolex Deepsea e Deepsea Challenge é testada com uma margem de segurança de 25%, em conformidade com as normas vigentes para esse tipo de relógio de mergulho.
O Rolex Deepsea, com impermeabilidade garantida até 3.900 metros, é submetido à pressão exercida a 4.875 metros de profundidade, enquanto o Deepsea Challenge, impermeável até 11.000 metros de profundidade, é submetido à pressão de 13.750 metros.
Para realizar esses rigorosos testes, a marca desenvolveu um tanque hiperbárico específico para o Rolex Deepsea e um tanque de ultra-alta pressão (UHP) para o Deepsea Challenge em parceria com a Comex (Compagnie Maritime d'Expertises), empresa francesa líder mundial da engenharia submarina e tecnologias hiperbáricas.
Como todos os relógios Rolex, o Oyster Perpetual Rolex Deepsea recebe a certificação Cronômetro Superlativo, redefinida pela Rolex em 2015. Este título atesta que cada relógio que sai das oficinas da marca passou com sucesso por uma série de testes conduzidos pela Rolex em seus próprios laboratórios e segundo seus próprios critérios, após a certificação oficial do mecanismo pelo Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres (COSC).